Estudo da transferência de calor
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Física Térmica e Ondulatória
Prof. Dr. Everaldo Arashiro
ESTUDO DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR
SALA 3 – ESCOLA DE MINAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Alunas: Amanda Souza Cavalcante
Dulcelene Gamarano Novais
Ouro Preto, 07 de maio de 2012.
1 – Introdução
A termologia estuda a transferência da energia térmica ou de (calor) e os efeitos produzidos por ela quando é fornecida a um corpo ou retirada dele. A Transferência de Calor é a energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura, responsável pelas sensações que nos causam de quente ou frio. Sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios ocorrerá transferência de calor de maior para menor temperatura.
Por exemplo, dois corpos ou ambientes de diferentes temperaturas são colocados em contato direto, como mostra abaixo, ocorrerá uma transferência de calor da temperatura mais alta para a menor temperatura até que haja equilíbrio térmico, isto é, equivalência de temperatura entre eles.
Figura 1 : Esquema de transferência de calor
Esta transferência de calor pode acontecer de três maneiras diferentes: condução, convecção ou irradiação.
Na transferência de calor por condução, o calor se propaga de partícula a partícula do meio, através de um meio material. Por exemplo, quando seguramos uma barra de metal com uma de suas extremidades ligada ao fogo. Neste exemplo o calor se propaga de partícula a partícula, por toda a barra até atingir a extremidade oposta.
A transferência de calor por irradiação acontece com a propagação de energia através do espaço por ondas eletromagnéticas. Neste tipo de transferência a energia não necessita de meio material para se propagar, já que as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo. Um bom exemplo prático para este fenômeno é o forno de microondas que utiliza ondas eletromagnéticas para aquecer os alimentos.
Já a transferência de calor por convecção