Lista3
1) Projete um circuito somador inversor, cuja saída V0 seja dada por:
V0 = −(V1 + 5 ⋅ V2 )
Escolha valores de R1, R2 e Rf, de modo que para uma tensão máxima de saída de +10V, a corrente através do resistor de realimentação (Rf) não exceda 1mA. 2) Utilizando dois amplificadores operacionais podemos montar um amplificador em ponte, como mostrado na figura abaixo. Enquanto A1 é conectado na configuração não-inversora, A2 é conectado na configuração inversora, e a carga RL está conectada entre os terminais de saída dos dois amp ops.Considere R1 = R3 = 10 k , R2 = 5 k , R4 = 15 k e RL = 8 . A fonte de alimentação usada nos amp ops é ±18 V, e o sinal de entrada vi é uma senóide de 20 V de pico a pico. Calcule o ganho de tensão do circuito. Desenhe as formas de onda da tensão de saída do amp op A1 (v01), do amp op A2 (v02) e da tensão na carga v0. Qual a corrente de pico na carga (a corrente máxima)? Considerando a tensão de alimentação dos amp ops e a tensão de saída fornecida à carga, qual a funcionalidade deste circuito?
3) Considere um amp op com níveis de saturação em ±12V. Ele é utilizado como comparador (sem realimentação) com o terminal inversor alimentado em +3V e o sinal de entrada (Vi) é conectado ao terminal não-inversor. Faça um gráfico de Vo x Vi. 4) O amp op do circuito bi-estável abaixo tem tensão de saturação de saída (valores de +L e -L) de ±13 V. Projete um circuito para obter valores de entrada necessários para comutação de estado (VTL e VTH) limitados em ±5 V. Para R1 = 10 k , encontre o valor requerido para R2. Obs.: para esta configuração, temos que:
VTH = β ⋅ L+ VTL = β ⋅ L− R1 R1 + R2
β≡
5) Projete um amplificador não-inversor (ou multiplicador não-inversor) com um ganho de 2 (ou seja, V0/Vi = 2). Com uma tensão máxima de saída de 10V (V0=10), a corrente no divisor de tensão deve ser de 10 µA. Mostre o circuito. 6) Utilizando um