lista3
Prof. Luiz Bizerra de Aguiar
Data: 20/10/2014 Aluno:......................................................
Exercícios 3
(Responder em sequência, em folha A4, grampeando os exercícios com esta folha na capa)Apresentar as expressões dos fluxos concatenados em termos das correntes e indutâncias nas máquinas síncronas, indicando os significados dos parâmetros e variáveis envolvidas.
Definir indutância e reatância síncrona, assim como suas componentes devido à magnetização e á dispersão; apresentar as expressões apropriadas e um circuito equivalente. Qual a ordem grandeza dos valores dessas reatâncias, assim como da resistência da armadura?
Apresentar as curvas características de uma máquina síncrona em vazio e em curto circuito, indicando seus significados.
Apresentar a curva característica de potência (ou de torque) versus ângulo (de carga) das máquinas síncronas de polos salientes e explicar o que significa. Mostrar a expressão utilizada e destacar as condições de gerador e de motor.
O que é curva de capabilidade (capacidade) de um gerador? E a curva em V? Mostrar os gráficos correspondentes.
Um gerador síncrono de 10 MVA apresenta reatância síncrona 1,0 pu. A tensão gerada é igual 1,1 pu e a tensão terminal é 1,0 pu. Qual a potência máxima que essa máquina pode fornecer? Qual o ângulo de carga quando a potência fornecida for 50% da máxima?
Um gerador síncrono de 100 MVA apresenta reatância de eixo direto igual a 1,0 pu e uma reatância de eixo transverso igual a 0,6 pu. A tensão gerada é igual 1,0 pu. Se a tensão terminal é controlada em 1,0 pu e o ângulo de carga é 300, qual a potência fornecida pela máquina? Qual seria essa potência se o rotor fosse cilíndrico.
Considerando que uma máquina síncrona apresenta uma tensão gerada E1 = Eaf, uma tensão terminal E2=Vt (para fornecer potência ao sistema), havendo entre elas uma impedância Zs = R + jXs, determinar a