Mandioca planta silagem
RESUMO:
A mandioca (Manihot esculenta, Crantz) é uma planta originária do Brasil, junto com seus subprodutos apresentam muitas vantagens aos produtores rurais. Eles podem comercializar a raiz e fazer a silagem da rama ou das duas. A mandioca e seus subprodutos na alimentação animal representam excelentes fontes energéticas, que podem substituir o milho na alimentação de ruminantes. Podem ser encontrados cultivares de mandioca com e sem presença de ácido cianídrico, que pode ser tóxico para os animais. A ensilagem é uma alternativa para prolongar a conservação da planta destinada à alimentação animal por período de tempo maior mantendo os seus nutrientes.
Palavras Chave: mandioca, silagem, rentabilidade, nutrição, toxicidade
INTRODUÇÃO
A produção de silagem é um dos processos mais importantes na conservação de plantas forrageiras, para servir como alimento principalmente durante o período de escassez de pastagens, processo este de grande importância econômica para a maioria dos países do mundo, inclusive o Brasil, em virtude da produção irregular das plantas forrageiras durante as estações do ano (Andriguetto, 2002).
A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma espécie de grande importância econômica, embora seu consumo de certo modo concentre-se no nordeste, norte e no centro oeste, ela está presente em todo o território nacional. As espécies podem ser divididas em dois grupos: espécies mansas e espécies bravas. Esse vegetal apresenta-se como uma ótima alternativa para alimentação animal devido a sua disponibilidade justamente no período seco do ano, em que os pastos caem em quantidade e qualidade, de junho a outubro (Nardon, 2007).
O alimento
Um dos enfoques da pecuária atual é a busca de fontes de alimentos suplementares menos onerosos para a formulação de dietas para os animais. O conhecimento detalhado da composição química e o valor nutricional desses alimentos é