Lista de Fenômenos de Transporte
Faculdade de Tecnologia de Mauá
Fabricação Mecânica - Matutino
Introdução aos Fenômenos de Transporte
SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO PARA MOLDES.
Docente:
Drª Rondes Ferreira
Mauá/SP
29 de Novembro de 2013
1. Introdução (Fundamentação teórica)
Através da circulação de um fluído refrigerante em galerias de um molde, a temperatura mantém-se constante e tolerável, para que a peça a ser moldada possua um bom acabamento, qualidade e parâmetros, para sua aplicação.
Para que tal aplicação seja eficaz, vários aspectos são verificados, como: medidas do molde, área de troca de calor, material com boa condutibilidade térmica, disposição de canais de refrigeração. Outros cálculos feitos são Vazão do fluído, área de refrigerada, temperatura ideal, tempo de resfriamento, entre outras.
2. Objetivos
O foco principal deste projeto é investigar a eficácia de sistemas de refrigeração em moldes, por meio de análises quantitativas da taxa de transferência de calor como, por exemplo: entre um termoplástico e paredes do molde, entre paredes da cavidade e interface fluido/metal, e entre paredes da cavidade e interface fluido/metal/refrigeração. Além disso, serão realizadas medidas de fluxo do fluido de modo a sistematizar relações entre fluxo e eficiência do sistema de refrigeração, com a finalidade de encontrar uma condição ótima para o sistema.
2.1 Específicos
Calcular gradientes de temperatura entre paredes do molde e o fundido em função do tempo, através das propriedades da matéria prima envolvida no sistema, como calor específico, condutividade térmica e espessura do produto.
Calcular gradiente de temperatura entre o refrigerante e a interface molde/cavidade a partir de dados de propriedades do material do molde, calor específico, condutividade térmica, distância entre canais e cavidade.
Determinar a vazão do fluido de refrigeração, bem como a influência na troca de calor