Lista A de Fenômenos de Transporte
Assuntos: Conversão de Unidades, Equação de Estado para Gases Ideais, Viscosidade e ManometriaObservações: A lista poderá valer de 0 a 5 pontos, dependendo da qualidade da mesma. Seu objetivo é fechar um ciclo de aprendizagem pela aplicação dos conceitos básicos demonstrados durante a teoria e nos exemplos resolvidos, por isso deverá ser resolvida e entendida por cada aluno.
Deseja-se que a mesma contemple as técnicas de resolução de problemas sugeridas pelos autores dos livros didáticos desta disciplina, devido à quantidade numerosa de detalhes envolvidos nos problemas.
Resumidamente deverá conter os enunciados de cada problema, um esboço que permita a abstração do problema, a homogeneização das unidades para um único sistema padrão de unidades, a declaração das equações governantes, o tratamento algébrico das equações e a explicitação dos resultados mais importantes.
O futuro engenheiro deve desenvolver um lado sistemático para evitar possíveis erros na solução dos problemas. Bons estudos a todos.
1 - Um tanque para mergulho livre é projetado para conter 50 pés cúbicos padrão de ar quando cheio a uma pressão de 3.000 psig (g = gauge = manométricos) a uma temperatura ambiente de 80° F. Calcule o volume interno do tanque e seu comprimento, se o diâmetro interno é de 16 polegadas. Dado que 1 pé cúbico padrão de gás quando a P=101,3 kPa abs e T=15° C. Deduzir o Rar em unidades BG e resolver o problema completamente em unidades BG.
2 - Um pequeno trenó de fundo chato apóia-se sobre uma placa metálica. Este sistema pode ser considerado como modelo de duas placas paralelas infinitas e, entre estas, está uma película de óleo com viscosidade igual a 2,5x10-4 m2/s, densidade relativa igual a 0,92 e espessura de 0,0144 in. O trenó move-se com velocidade V. A placa metálica na parte inferior permanece estacionária, com área de contato de 0,725 ft2. A força horizontal da placa é F= 0,155 lbf. Faça o esboço do perfil de velocidades que