lista de fenômenos de transporte
1) Deduza os seguintes fatores de conversão:
a) Converta uma pressão de 1 psi para kPa.
b) Converta um volume de 1 litro para galões.
c) Converta uma viscosidade de 1 lbf·s/ft2 para N·s/m2.
d) Converta uma potência de 100 W para horse-power.
e) Converta uma energia específica de 1 kJ/kg para Btu/lbm.
2) Uma determinada bomba tem sua equação característica de performance, relacionando a altura manomérica H com a vazão Q, dada na forma de uma equação de “engenharia” por H(ft)
= 1,5 – 4,5 x 10-5 [Q(gpm)]2. Quais são as unidades dos coeficientes 1,5 e 4,5 x 10-5? Deduza uma versão SI desta equação.
Hidrostática
1) Um manômetro de vácuo conectado a uma câmara indica 24 kPa em um local em que a pressão atmosférica é de 92 kPa. Determine a pressão absoluta na câmara.
2) Um manômetro de tubo em U é usado para medir a pressão de ar em um tanque. O fluido manométrico tem densidade igual a 78 lbm/ft3, e a diferença de altura é de 28 in. Se a pressão atmosférica local é de 12,7 psia, determine a pressão absoluta do tanque para os seguintes casos:
a) A coluna do tubo em U que é fixa ao tanque possuir a maior altura de líquido manométrico. b) A coluna do tubo em U que é fixa ao tanque possuir a menor altura de líquido manométrico. 3) A água de um tanque é pressurizada por ar, e a pressão é medida através de um manômetro com vários fluidos, conforme é mostrado na figura abaixo. Determine a pressão manométrica do ar no tanque se h1 = 0,2 m, h2 = 0,3 m, h3 = 0,46 m. As densidades da água, óleo e mercúrio são
1000 kg/m3, 850 kg/m3 e 13600 kg/m3, respectivamente.
4) A pressão manométrica num líquido a profundidade de 3 metros é de 28 kPa. Determine a pressão manométrica nesse mesmo líquido a uma profundidade de 12 m.
5) Água doce e água do mar escoam em tubulações em paralelo, conectadas por um manômetro de tubo em U, conforme mostrado na figura abaixo. Determine a diferença de pressão entre as duas tubulações. A coluna de ar pode ser