Lista Analítica
3. Prisma: disp. Ótico transparente que é configurado para desviar a luz. A dispersão da radiação complexa por um prisma baseia-se na variação do índice de refração do material com o comprimento de onda.
Redes de difração: Uma grade de difração é um componente óptico que contém uma série de fendas paralelas e muito próximas entre si, com ou sem, um espelho entre elas e o vidro que são justamente os elementos responsáveis pela difração. Dependendo do número de ranhuras por milímetro, haverá uma maior ou menor resolução dos espectros.
4. As fendas são diretamente relacionadas com a resolução das bandas espectrais. Quanto menor a largura, maior a resolução e menor a radiação espúria presente.
5. Desvios da Lei de Beer:
Desvios Aparentes: Desv. químicos da Lei de Beer: Analito se associa, dissocia, ou reag c/ moléculas do solvente, gerando espécies com ɛ diferente.
Desvios fisicos e instrumentais: A lei só é válida p/ radiação monocromática(um só λ). A absortividade pode não se manter constante trabalhando-se a uma determinada temp. const. e utilizando-se solventes adequados. Então a partir de uma determinada concentração a absortividade se desvia para valores maiores ou menores. Assim as curvas analíticas, ao invés de serem retas, apresentam a partir de determinada concentração, encurvamentos voltados para cima ou para baixo. Largura de fenda, interferência...
6. Elétrons capazes de absorver radiação em molec. org.: sigma, pi, envolvidos em ligações duplas ou triplas, já que não estão tão fortemente presos. Assim as espécies com insaturações exibem picos de absorção úteis. N(não-ligantes) e- livres como do O e N.
7. a) Cromóforo é a parte ou cjto de átomos de uma molécula–elétrons de valência responsável pela absorção de