manifestações
O Planeta Terra ou Planeta Azul possui três quartos de sua superfície de água e mesmo assim causa a preocupação sobre quando esse recurso vai acabar. A água que é fundamental para nossa sociedade em setores como na agropecuária, indústria e doméstica. Sua falta pode causar inúmeros problemas, dentre eles a seca. Em muitos locais já há falta e notícias sobre guerras pela sua disputa já é um tema tratado cotidianamente.
O Brasil, país muito privilegiado quanto a esse recurso possui cerca de 20% da água do planeta e mesmo assim há regiões que sofrem com a seca, por exemplo, o nordeste. O nordeste atualmente vive uma das piores secas em 50 anos, isso é conseqüência de fatores naturais, o principal deles é a zona de convergência intertropical. Embora os problemas do nordeste sejam causas naturais é um problema que pode ser resolvido com o investimento do governo para fazer poços, cisternas e açudes. Embora o atual governo tenha gastado 20 milhões nos últimos anos a estiagem ainda causa muitas mortes e migrações buscando melhores condições de vida.
A água é motivo de disputa em muitos lugares como no caso do Oriente Médio, onde há muitos conflitos entre países vizinhos por causa de importantes rios, o Egito mesmo é um lugar que dá pra perceber nitidamente isso, o Rio Nilo é a sua base, porém, antes dele chegar ao Egito passa por diversos outros países e nesse caminho pode ser afetado por poluição, o que seria um grande problema em muitos sentidos para o país. Embora seja um elemento tão importante, há pesquisas que mostram o enorme desperdício, esse desperdício é algo atual e comum no Brasil, na Região Sudeste mesmo é estimado que cerca de 30% da água já tratada é perdida em vazamentos.
É visível a importância desse recurso e o que a sua ausência causa. Em razão disso os governos de diversos países começaram campanhas de conscientização, sobre o uso, pois o seu fim com certeza vai causar uma crise na humanidade.