Lista 1
A Ciência dos materiais estuda a estrutura e as mais diversas propriedades dos materiais. Ela amplia o nosso conhecimento e define quais são suas aplicações e limitações. A importância na engenharia é que sabendo as diversas características dos materiais podemos fazer alterações estruturais, desenvolver misturas entre eles e as mais diversas modificações para representar soluções e suprir necessidades.
2. O uso de materiais é muito importante nos dias atuais devido ao conhecimento de suas propriedades e a possível capacidade de modificá-las, através do conhecimento dos fenômenos envolvidos. Neste sentido, diferencie conhecimento fenomenológico e enciclopédico.
O conhecimento fenomenológico é aquele conhecimento que é obtido através da ciência, de longos estudos, já o conhecimento enciclopédico é aquele conhecimento prático, adquirido ao longo da vida, passado por gerações, que não possui comprovação científica.
3. A partir de 5 diferentes materiais/produtos (livre escolha) típicos do cotidiano, descreva as propriedades de interesse para a aplicação de cada material escolhido.
Borracha – Material flexível, ótimo isolante elétrico, resistente, inflamável, absorve impactos.
Plástico (Pet) – Transparente, leve, boa resistência mecânica e reciclável.
Aço Inox – Resistente a corrosão e a altas temperaturas, liso, duro, condutor de eletricidade.
Vidro – Material facilmente encontrado, de grande dureza, translúcido, liso, quebradiço e isolante térmico.
Cerâmica – Bem rígida, quebradiça semelhante ao vidro, porosa, dura.
4. Cite e disserte, brevemente, sobre 3 tópicos abordados no vídeo apresentado sobre Engenharia de Materiais.
Vidro na medicina – Um material que desde sempre foi muito útil ao homem, agora conhecendo bem suas características consegue-se modificar sua estrutura atômica e criar um vidro cerâmico, de onde é possível desenvolver pequenos