liquidos penetrantes
O ensaio por Líquido Penetrante (LP) é utilizado unicamente para detectar descontinuidades que estejam abertas para a superfície, como trincas, dobras, poros, etc. Consiste em um método de simples aplicação.
Ilustração do ensaio por Líquido Penetrante
1 - Introdução
Os ensaios não destrutivos são muito utilizados para a avaliação da integridade de peças e equipamentos, sendo eles em inspeção de fabricação ou em inspeção de manutenção. A grande vantagem destes ensaios é que a peça ensaiada não necessita ser inutilizada como nos ensaios mecânicos, por exemplo.
Existem vários métodos de ensaios não destrutivos e cada um é aplicável de acordo com o processo de fabricação, os tipos de descontinuidades provocadas pelo processo e os tipos de descontinuidades a serem detectadas de acordo com os esforços e aplicação que irá sofrer a peça ensaiada.
O ensaio por Líquido Penetrante (LP), é um método de ensaio não destrutivo (END) utilizado unicamente para detectar descontinuidades que estejam abertas para a superfície como trincas, dobras, poros, etc. Esse método é de simples aplicação, mas requer do inspetor alguns cuidados durante as etapas do ensaio.
2- Ensaio de Líquido penetrante
O ensaio consiste na aplicação do penetrante na superfície para a penetração em uma pequena descontinuidade superficial e desobstruída, em seguida deve-se remover o excesso do penetrante cuidadosamente para que o líquido dentro da descontinuidade não seja removido juntamente com o excesso. O próximo passo é a aplicação do revelador para que o líquido saia e evidencie a descontinuidade.
Para uma correta aplicação do ensaio, deve-se seguir as seguintes etapas:
1
Limpeza inicial da superfície – Utilizando panos, esmerilhamento, escovamento, etc.
2
Aplicação do penetrante na superfície ensaiada – Utilizando pincéis, sprays ou derramamento.
3
Tempo de penetração, para uma correta penetração do líquido nas pequenas