Liquidos penetrantes
Introdução – Liquido penetrante
Liquido penetrante
É um método de ensaio não destrutivo (END) para a detecção de descontinuidades abertas na superfície de materiais sólidos e não porosos. Este método emprega um líquido penetrante, o qual é aplicado na superfície, penetrando nas descontinuidades. Após um determinado tempo de penetração, o excesso é removido, aplica-se um revelador e é feita a observação das descontinuidades através da observação do vazamento do líquido penetrante. Líquido Penetrante pode ser usado em qualquer material. É essencial que o material seja cuidadosamente limpo, de outra maneira será impossível que o líquido penetre no defeito.
Tipos de líquidos penetrante:
• Fluorescentes (método A) Constituídos por substâncias naturalmente fluorescentes, são ativados e processados para apresentarem alta fluorescência quando excitados por raios ultravioleta (luz negra). • Visíveis coloridos (método B) Esses penetrantes são geralmente de cor vermelha, para que as indicações produzam um bom contraste com o fundo branco do revelador. Procedimento usado no ensaio abaixo.
Quanto ao tipo de remoção do excesso:
• Laváveis em água Os líquidos penetrantes deste tipo são elaborados de tal maneira que permitem a remoção do excesso com água; esta operação deve ser cuidadosa; se for demorada ou se for empregado jato de água, o líquido pode ser removido do interior das descontinuidades. Tipo usado no ensaio abaixo. • Pós-emulsificáveis Neste caso, os líquidos penetrantes são fabricados de maneira a serem insóluveis em água. A remoção do excesso é facilitada pela adição de um emulsificador, aplicado em separado. Este combina-se com o excesso de penetrante, formando uma mistura lavável com água. • Removíveis por solventes Estes tipos de líquidos penetrantes são fabricados de forma a permitir que o excesso seja removido com pano seco, papeltoalha ou qualquer outro material absorvente que não solte fiapo, até que reste uma pequena