Lipideos
O objetivo do trabalho é realizar um estudo sobre os lipídeos e as proteínas bem como suas composições e suas principais funções no nosso organismo. Os lipídeos, juntamente com as proteínas são componentes essenciais das estruturas biológicas e são distribuídos em todos os tecidos.
Os lipídeos são substâncias importantes para o nosso organismo e é caracterizada pela baixa solubilidade em água, porém solúveis nos solventes não polares. Os lipídeos de maior significado fisiológico são os ácidos graxos e seus ésteres, ao lado do colesterol e outros esteroides. Por outro lado, a ingestão de níveis adequados destes ácidos graxos têm um importante papel na prevenção e modulação de várias doenças. Comuns nas civilizações, como: doenças coronarianas, doenças autoimunes, câncer, artrite reumatoide e etc.
Assim conhecer os mecanismos bioquímicos envolvidos nos processos de absorção, digestão e metabolismo destes compostos é fundamental para a realização de uma dieta adequada.
As proteínas são moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares.
Os seres vivos são constituídos por macromoléculas responsáveis pela maioria das funções vitais. Uma delas é a proteína que desempenham um papel importante no organismo através do colágeno, das miosinas, elastinas e outras substâncias que atuam como componente indispensável para a vida humana. Sua falta no organismo desenvolve doenças que limitam a qualidade de vida dos indivíduos.
Lipídeos
Segundo MARZZOCO,Anita (Bioquímica básica. 1999), os lipídeos são um grupo heterogêneo de compostos mais relacionados por suas propriedades físicas do que suas propriedades químicas. Eles apresentam as propriedades comuns, de serem: relativamente insolúveis na água e solúveis nos solventes não polares, tais como: o méter, o clorofórmio e