LINHAS DE CAMPO ELETRICO
LINHAS DO CAMPO ELETRICO
AUTOR: Augusto Lima dos Santos
Turma: 3045
Prof.: J.A
Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2014.
RESUMO
Uma experiência demonstrativa onde vemos as linhas de campo elétrico sendo formada através das forças de tração e repulsão.
II – DESENVOLVIMENTO TEORICO
A ação de cargas elétricas ou um sistemas delas provoca o que é definido pela física como campo elétrico. As cargas elétricas contidas em um determinado campo elétrico estão suscetíveis as forças de atração e repulsão dentro dele. Também pode-se dizer que o conceito de campo elétrico é análogo ao conceito de campo gravitacional.
Embora não seja possível visualizar um campo elétrico, é possível provar sua existência através de um corpo de prova. Para isso este corpo será colocado em uma região do espaço onde há um campo elétrico, sendo possível que este ficou sujeito a uma força elétrica. A fórmula usada para se calcular a intensidade do vetor campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):
A Direção de um campo elétrico para um ponto qualquer é definida como a direção da força sobre uma carga positiva colocada naquele ponto. Já a direção do campo elétrico para uma região pode ser representada graficamente por linhas de força, onde a tangente a esta linha em qualquer ponto indica a direção do campo elétrico.
III – DESCRIÇÃO DO APARATO EXPERIMENTAL
Gerador de Van der Graaff;
Uma cuba projetável;
Dois eletrodos retos;
Uma placa de Petri;
Duas conexões com pinos banana;
Pó de milho granulado;
Óleo de rícino.
Um retroprojetor.
IV – RESULTADO E DISCUSSÃO DO RESULTADO
Foram ligados dois eletros um na base e outro cúpula do gerador de Van Der Graaff, e em seguida em dois pontos distintos da placa de Petri. Colocou-se em uma cuba de vidro o óleo e o pó de milho.
Utilizamos duas placas metálicas