linha de campo elétrico
- Duas cargas próximas.
- Linha de campo ligam as duas, saem do positivo e vão para o negativo.
- Os dois campos se interagem.
- As Linhas nunca se cruzam.
Objetivo: Visualizar as linhas de campo eletrostático para condutores com formatos e disposições diversos.
Descrição: Aplica-se uma diferença de potencial entre os eletrodos imersos na mistura de óleo com fubá. O óleo se move sob influência do campo elétrico, sendo que o fubá permite a visualização do processo.
Desenho 1:
Ao colocarmos o óleo de rícino misturado com fubá encima da mesa projetável, percebe-se que ao ligar o Van de Graaff o fubá que estava bem misturado no óleo se alinha devido a eletrização do campo elétrico e devido a forma dos eletrodos estarem um a frente do outro. Os corpos eletrizados atraem e repelem outros corpos mesmo sem tocá-los.
Desenho 2:
No segundo desenho percebemos que as linhas de campo saem do primeiro eletrodo que trabalha como se fosse um prego e ocupam toda extremidade do segundo eletrodo que trabalha como se fosse um pedaço de ferro, um capacitor plano. As partículas de fubá se orientam na direção do campo elétrico e os eletrodos determinam a configuração do campo.
Desenho 3:
Assim como no desenho 1, ao ligar o gerador Van de Graaff, o fubá que estava bem misturado no óleo se alinha de acordo com os eletrodos que trabalham os dois como capacitores planos, e as linhas são explicitas pelo fubá em toda a extremidade dos dois eletrodos como vemos no desenho acima.
Material utilizado no experimento:
Gerador Van de Graaff
Óleo de rícino
Fubá
Diversos Eletrodos