biotec vegetal
R: Os meios nutritivos são compostos por elementos essenciais e opcionais, sendo bastante variáveis em função da espécie vegetal e da origem do explante. Dentre os essenciais estão a água, os sais inorgânicos (macro e micronutrientes), os carboidratos, as vitaminas e os reguladores de crescimento. Os reguladores de crescimento são fundamentais para a multiplicação vegetal, entre os mais utilizados estão as citocininas e as auxinas (hormônios vegetais).
Esses reguladores em meio de cultivos são importantes porque, muitos processos bioquímicos e fisiológicos são controlados por hormônios. O hormônio natural e outros materiais são essencialmente "mensageiros químicos", influenciando no desenvolvimento da planta. O hormônio vegetal é uma substância natural produzida pela própria planta, que pode ser dividido em cinco grupos: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico.
O crescimento da planta in vitro é altamente dependente da interação entre as substâncias de crescimento que ocorrem naturalmente na planta (hormônios) e os análogos sintéticos (reguladores de crescimento), os quais são adicionados ao meio de cultura. As auxinas são substâncias que controlam o crescimento e o alongamento celular e as citocininas estimulam a divisão celular e reduzem a dominância apical. Das citocininas comercialmente disponíveis, a 6- benzilaminopurina (BAP), é a que, em geral, apresenta melhores resultados in vitro para promover a multiplicação de diversas espécies, quanto ao enraizamento, às auxinas mais utilizadas são o