Trabalhos
Os tecidos animais e vegetais não são constituídos apenas por células,mas apresentam um espaço extracelular frequentemente preenchido por um complexo de componentes fibrosos,a matriz extracelular. A matriz extracelular é o agrupamento de elementos intercelulares dos organismos multicelulares. Os tecidos, os órgãos e sistemas são resultados de associações de diferentes tipos de células e matrizes extracelulares. Nos tecidos conjuntivos, as células se encontram dispersas em meio abundante matriz extracelular. Nos epitélios, as células podem estar aderidas sem matriz extracelular que as separe, já nos epitélios de revestimento existe uma delgada matriz, chamada lamina basal.
As funções mais importantes da matriz extracelular são:preencher os espaços não ocupados pelas células,dar resistência aos tecidos,ser o meio por onde chegam os nutrientes e sejam eliminados os dejetos celulares,faz a ancoragem para as células,serve como veiculo de migração das células e é um meio para transporte de sinais intercelulares. A matriz extracelular é formada por elementos fluidos e fibrosos. Os fluidos são as glicosaminoglicanas (polissacarídeos) e proteoglicanas (complexos glicoprotéicos). Os fibrosos são proteínas estruturais (colágeno ou fibras colágenas) e proteínas adesivas (fibronectina e laminina,ambas glicoproteínas fibrosas-).
Matriz Extracelular
A matriz extracelular é constituída por um complexo, em proporções variáveis, de inúmeras proteínas e polissacarídeos que se organizam formando uma rede,em parte responsável pela grande diversidade morfológica,funcional e patológica dos diversos tecidos.
A matriz forma um substrato que fornece condições adequadas para o crescimento e diferenciação das células dos vários tecidos.
A matriz é constituída basicamente por proteínas fibrosas (colágeno e elastina) embebidas em um gel hidrofílico de polissacarídeos associados ou não a proteínas.
Os múltiplos componentes da