Linha do Tempo - Sistemas Operacionais
Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 8.1, lançado em 17 de outubro de 2013. Para servidores o Windows Server 2012 é a versão mais recente e estável.
Iremos abordar a sua evolução em relação as versões “domésticas” que poderiam facilmente se encontradas nos equipamentos de usuários finais e por tal motivo, as versões Windows NT, 2000, 2000 Server, 2003 Server, 2008 Server, 2012 Server não serão incluídas na relação abaixo.
As primeiras versões do sistema operavam de forma monotarefada (somente executavam uma operação por vez) e, a partir do da versão do Windows 95, começou a se implantar no sistema a forma de se trabalhar multitarefada bem como, a permitir a utilização de mais de um usuário ao sistema passando a ser também multiusuário.
Por que o nome Windows?
A palavra windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP e utiliza o conceito WYSIWYG, previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.
O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês ("windows" significa "janelas").