Oralismo Comunicação toral e Bilinguismo

2385 palavras 10 páginas
FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína
ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda.
ODONTOLOGIA

GRUPO-A
Resíduos com Risco Biológico

Araguaína/ TO
Setembro/2014
Introdução

Com o avançar de globalização e as constantes mudanças no habito de vida dos seres humanos, a geração de resíduos é cada vez maior. Isso porque a modernidade trouxe, sem dúvidas, grandes avanços nas pesquisas principalmente na área médica e tecnológica, mas, paralelo a esse crescimento, novas patologias e novas partículas patogênicas ganharam lugar de destaque no dia-a-dia da população. Cada vez mais o lixo hospitalar, particularmente a sua parcela considerada infecciosa é tratada, no Brasil e na América Latina em geral, de forma separada dos resíduos domiciliares.

Os hospitais reúnem uma grande variedade e número de portadores de doenças, estes geram uma grande quantidade de resíduos que são considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente e, portanto, a implantação de ações que minimizem os impactos gerados por esses resíduos é fundamental. Diariamente, uma grande quantidade de resíduos biológicos são produzidos em hospitais e serviços de atendimento à saúde, e uma boa parte desses resíduos não recebe tratamento adequado para descarte ou são descartados de maneira inapropriada mesmo quando tratados. Alguns dos fatores têm contribuído para o aumento da produção de resíduos em serviços de saúde, o uso de material descartável, principalmente devido ao aumento das complexidades da atenção médica e também o aumento da população idosa que requer de maiores cuidados e de diversos níveis de especialidades.

Dentro de uma instituição hospitalar, várias são as dimensões da questão ambiental, todas elas muito importantes, complexas e dignas de tratamento sério e sistêmico em seu conjunto.A maioria dos estabelecimentos de saúde do país não possui um Plano de

Relacionados