Linha do tempo Serviço Social
→ Com característica Neotomista e Positivista.
→ Definia o homem como ser inteligente e livre, no entanto a sociedade ainda era complexa e a atuação do Assistente Social continuava na linha do assistencialismo e os mesmos só tinham deveres e nenhum direito.
→ Colaboraram com os poderes públicos e lutaram para uma sociedade mais justa, lançaram programas destinados a melhores condições de vida.
→ Nesse período o homem e a sociedade é o centro, o objeto, o fim da vida social. A atuação do Assistente Social era de zelar, defender, encorajar e favorecer a estabilidade e a integridade dos assistidos.
→ Com características ainda baseada na Igreja Católica e concepção Marxista.
→ O homem é visto como ser social devido a grandes mudanças de pensamentos e ações da sociedade. Foi uma década de renovação inclusive para os profissionais de Serviço Social que a partir desse momento passou a discutir, refletir, contribuir e criar com os usuários mecanismo de superação.
→ Ampliação da profissão, reivindicações, movimentos sociais na busca pelos direitos, amadurecimento teórico político ligado a profissão.
→ A sociedade desenvolveu a capacidade tecnológica, projetista e consciente e a atuação dos profissionais são livres e criticas, fazendo valer os deveres e direitos também. Vivendo assim um novo tempo
→ Aqui permaneceu a visão de ser sociável e fortalecimento da profissão
Com objetivo de sociedade mais justa e democrática.
Conclusão:
Diante de tantas conquistas ao longo dessa trajetória, ocorreram e vem ocorrendo grandes transformações, com tudo isso vem à necessidade de reconfiguração do profissional, pois a realidade social e seus desenvolvimentos colocam o profissional de