Fazer uma síntese da resenha do livro "A Arte e o Ofício da Pregação Bíblica"
COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADO
Trabalho apresentado na Disciplina de
Comunicação e Oratória, do 3º
Semestre do ano de 2012, realizado
Sob as orientações do Rev. Prof. Dr. José Roberto Cristofani.
Alemanha 2012
CURSO: TEOLOGIA
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA
PROFESSORES: REV. PROF. DR. JOSÉ ROBERTO CRISTOFANI
Resenha de A Arte e o Ofício da Pregação Bíblica,de Haddon Robinson e Craig Larson. São Paulo: Shedd Publicações , 2009. 887p.
Israel Belo de Azevedo enceta sua resenha de maneira um tanto arguta, definindo que na quase generalidade dos casos, o tempo que se prega é voltado ao vazio de si mesmo, havendo exaltação da alma e pouca evidência da genuina qualidade das escrituras sagradas. Como diz Rick Richardson : O pregador deve usar a linguagem do coração dos ouvintes, mas com autenticidade (p. 207).
A Arte e o Ofício da Pregação Bíblica é um livro repleto de sabedoria prática dos mais renomados pregadores da igreja evangélica contemporânea. Ele abrange uma totalidade de informações de forma coerente e centrada sobre diferentes panoramas de sermões.
Organizado por Haddon Robinson e Brian Larson, A arte e o ofício da pregação bíblica tem 201 artigos, uns maiores, outros breves, escritos por mais de 100 colaboradores. Assim, todos os artigos iniciam com o pretexto : a Bíblia é a Palavra de Deus ("Quando a Bílbia fala, Deus fala", como na citação de Agostinho) e esta Palavra deve ser pregada com paixão.
Os autores recomendam aos pastores a não evitarem temas difíceis, nem situações difíceis. Um deles (Ben Patterson) vaticina: "O evangelho precisa ser pregado e ouvido diante do pano de fundo sombrio da morte, da tragédia, da fome mundial e do perigo nuclear. Do contrário, nunca será pregado nem ouvido. A glória de Deus não vem até nós em um vácuo, mas no meio da dor da