Administração
A Southwest Airlines e a Midwest Espress Airlines não poderiam ser mais distintas em relação ao posicionamento. A Southwest oferece uma proposição de valor ‘menos por muito menos’ clássica, enquanto a Midwest Express oferece uma proposição de valor ‘ mais por um pouco mais’. O que elas têm em comum então? É o seguinte: ambas voam acima de seus concorrentes. Em um setor freqüentemente atingido por perdas enormes, a Southwest há vinte e seis anos consecutivos dá lucro e a Midwest lucra há doze anos. As duas empresas devem seu sucesso a um posicionamento claro e forte que atende a um segmento-alvo bem definido.
Southwest Airlines
A Southwest Airlines conhece seu nicho. Desde o começo, ela se posicionou firmemente com a companhia aérea de viagens curtas, sem supérfluos e com preço baixo. Seu tempo médio de vôo é de apenas uma hora; o preço médio de sua passagem (só de ida ou só de volta) é 76 dólares. Os passageiros da Southwest aprenderam a voar sem comodidades. Por exemplo: a companhia aérea não oferece refeições – apenas amendoins. Ela também não possui um setor de primeira classe. Na verdade, há apenas três fileiras de poltrona em todos os seus aviões. Em um vôo da companhia aérea Southwest não há poltronas reservadas. Os passageiros recebem passagens numeradas – quem chega primeiro é atendido primeiro – e são reunidos no avião em grupos de 30. “a Southwest leva você e sua bagagem para onde você quiser ir”, comentou um analista do setor. “Mas não dá para recorrer a seus aviões, que parecem transporte para gado, sem razão. É por misericórdia que a Southwest é uma empresa de viagens curtas.”
Porque então tantos passageiros amam a Southwest? Talvez, principalmente, porque ela vai além do básico de levar os passageiros pontualmente para onde querem ir. Em 1992, a empresa recebeu pela primeira vez o premio Triple Crown por melhor pontualidade no serviço, melhor trato com as