Síntese do artigo e o ofício da pregação bíblica
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Teologia - Semestre: 3
Disciplina: Comunicação e Oratória
Atividade: 1
Professor: Rev. Prof. Dr. José Roberto Cristofani
Acadêmico (a): EMERSON DO NASCIMENTO RGM: 323.1165
AULA 02 – TIPOLOGIA DE SERMÕES. Fazer uma síntese da resenha do livro "A Arte e o Ofício da Pregação Bíblica" e ENVIAR AO PORTFÓLIO.
Resenha do livro A ARTE E O OFÍCIO DA PREGAÇÃO BÍBLICA, de Haddon Robinson e Craig Larson (org). São Paulo: Shedd Publicações, 2009. 887p.
Israel Belo de Azevedo inicia sua resenha comentando a retórica irônica dada pelo livro “A Arte e o Ofício da Pregação Bíblica” sobre a falta de qualidade da pregação, apesar de que nunca se pregou tanto na história do cristianismo. Assim, os autores preocupados com o rumo da pregação coligiram diversos artigos de pregadores renomados, baseados na prática pastoral adquirida em anos de pregação. Deste trabalho surgiu uma importante coletânea sobre a pregação bíblica relevante e atraente a diversos tipos de públicos.
Com 201 artigos escritos por mais de 100 colaboradores, foram alicerçados no pressuposto que a Bíblia é a Palavra de Deus - “Quando a Bíblia fala, Deus fala", como na citação de Agostinho – e, em conseqüência, deve ser pregada com paixão/amor; em consonância a afirmação de John Stott (p. 21) "expor as Escrituras é esclarecer o texto inspirado com tal fidelidade e sensibilidade que a voz de Deus seja ouvido e seu povo lhe obedeça", e, somado a Craig Larson (p. 34) "ouvir todo um sermão de qualidade é como subir o monte da Transfiguração".
A resenha demonstra uma liberdade ímpar em que os autores tiveram durante o desenvolvimento de seus artigos, os quais foram baseando em suas convicções e experiências, como diz Bill Hybels “(...) o pregador tem que suar a camisa para preparar uma pregação, necessitando de no mínimo de vinte horas para sua preparação”.