Linha do TEmpo do Serviço Social
Associação das Senhoras Brasileiras – RJ (1920)
Liga das Senhoras Católicas – SP (1923)
Composta por representantes da alta burguesia, essas instituições tem como objetivo principal, não o de socorrer a classe operária com seus graves problemas de ordem social, mas sim o objetivo de umaa assistência preventiva, que visa atenuar as mazelas geradas pelo capitalismo. A criação dessa instituição foi de grande importância para o origemdo Serviço Social no Brasil, apesar de sua ação limitada, assistencial e paternalista, foi a partir do desenvolvimento que foram criadas as bases materiais e organizacionais e principalmente humanas, para a expansão da Ação Social e o surgimento das primeiras escolas de Serviço Social.
Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo – CEAS (1932)
O Curso Intensivo de Formação Social para Moças marcou o inicio das atividades oficiais do CEAS.
Com o objetivo de contribuir para a divulgação dos princípios da ordem social cristã, o CEAS formava seus membros pelo estudo da doutrina da igreja, era necessárioa preparação dos trabalhadores sociais voltada para a doutrina social da igreja para que sua formação fosse fundamentada dentro dessa doutrina e no conhecimento minucioso sobre os problemas sociais para tornar sua ação mais eficiente. Essa instituição teve papel importante na criação da primeira escola de serviço social no Brasil, que ocorreu em 1936.
Centros Operários (1932) Até dezembro de 1932 o CEAS fundou 4 Centros operários, onde através de aulas de trabalhos manuais, tricô, noções de higiene, etc. atraiam as operárias, que eram serviam como vias para entrar em contato com a classe trabalhadora, para estudar-lhes o ambiente e necessidades.
Esses centro ofereciam inumeras vantagens e eram um ponto de partida para o desenvolvimento mais amplo.
Abaixo segue as vantagens dos Centros operários
1 - São campos de observação e prática para a trabalhadora social, que aí completa e