Linha do tempo Paulo Freire
19 de setembro de 1921 Recife
Nasce Paulo Reglus Neves Freire, filho de Joaquim Temistocles Freire, capitão da Policia Militar de Pernanmbuco e de Edeltrudes Neves Freire .
1929 ano da depressão, Paulo Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância essa experiência o levou a se preocupar com os mais pobres e o ajudou a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres Paulo Freire tornou-se inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
O talento como escritor o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais ,teólogos e militantes políticos ,quase sempre ligados a esquerda.
1943 Paulo Freire entrou para a Universidade do Recife para cursar Faculdade de Direito, mas também e dedicou aos estudos de filosofia da linguagem .Apesar disso ,nunca exerceu a profissão, e preferiu trabalhar como professor numa escola de segundo grau lecionando língua portuguesa.
1946
Freire foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres.
1959
Concorreu à cadeira de História e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife, com a tese Educação e Atualidade Brasileira.
1961
Tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e no mesmo ano realizou junto com sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular que levariam à constituição do Método Paulo Freire. Seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45dias.Em resposta aos eficazes resultados, o governo brasileiro (que sob o presidente João Goulart, empenhava-se na realização das reformas de base)aprovou a multiplicação dessas primeiras experiências num Plano Nacional de Alfabetização que previa a formação de educadores em massa e a rápida implantação de 20