linha do tempo paulo freire
Infância
1921 – Paulo Freire nasceu no Recife, Pernambuco, em 19 de setembroPaulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco; foi criado em um ambiente católico, juntamente com seus irmãos e irmãs.
Sua mãe, Dona Edeltrudes, conta que, quando Paulo nasceu, seu pai (que ele carinhosamente chamava de “Papá”), estava muito doente; ela acredita que a saúde do patriarca foi restabelecida por Deus, como um presente ao recém-nascido.
Dona Edeltrudes escreveu um “Livro do Bebê”, relatando toda a infância de Paulo.
Entrou na escola aos seis anos, já alfabetizado (Por volta de 1927). Era uma escola particular de sua primeira professora, Eunice Vasconcelos, com quem manteve uma forte amizade, mesmo nos tempo de exílio político. Paulo a chamava carinhosamente de “professorinha”.
“Fui criando naturalmente uma intimidade e um gosto com as ocorrências da língua – os verbos, seus modos, seus tempos...A professorinha só intervinha quando eu me via em dificuldade, mas nunca teve a preocupação de me fazer decorar regras gramaticais.”(Paulo Freire, publicado pela Revista Nova Escola, em dezembro de 1994.) - Palavras de Paulo sobre Eunice, sua professora.
Segundo a mãe, Paulo era uma criança orgulhosa, que só falava quando tinha certeza; ele não se conformava em ir à aula sem ter feito a lição de casa, chegava até a chorar por conta disso.
Juventude
Paty e Yara
1937- Ingressa no Colegio Oswaldo Cruz
1943- Ingressa na Faculdade de direito do Recife
1944- Casa-se com Elza Maia da Costa Oliveira, sua primeira mulher, que também era alfabetizadora e teve 5 filhos com ela
(De acordo com um dos 5 filhos, o mais novo ,ludgardes, sua mãe foi quem deu um impulso a carreira de Paulo freire- ela disse que Paulo tinha que fazer Educação e não direito. Quando escreveu pedagogia do oprimido, a primeira a ler foi ela. )
“Elza exerceu muita influencia na minha vida. Ela foi incisivamente pedagoga em mim “(palavras dele!) casados