Linha do tempo na educaçao brasileira
A primeira fase que marcou a nossa história foi à chegada dos portugueses em território brasileiro trazendo com sigo um modelo de educação europeu para o Brasil em uma terra naturalizada de índios.
Logo mais no século XVII vinheram para o Brasil os jesuitas que foram fundados no seguimento da reforma ou contra reforma catolica que consistiu em um conjunto de medidas adotadas pela igreja catolica com o aparecimento das religiões protestantes cujas doutrinas estavam cada vez mais conhecidas na Europa os jesuitas tinha por obrigação racionar a reforma protestante distante de promever mudanças estruturais nas doutrinas e nas pratica do catolicismo.
Toda a escola jesuitas era regulamentada por inacio de Loiola, o Ratio atque Instituto Studiorum.
Em 29 de março de 1549 foi marcado a historia da educação no Brasil pela chegada de seis padres jesuitas chefiado por Manuel de nobrega que vieram para o Brasil com intenção de catequiza o povado brasileiro “indios” trazendo em sua bagagem estruturas morais e costumes religiosos e praticas pedagógicas marcantes na nova educação em moldes europeia. Quinze dias apos a chegada dos jesuitas no Brasil fundaram a primeira escola na cidade de salvador Bahia.
No ano de 1554 foram fundadas as escolas jesuítas em São Paulo de Piratininga, com seu primeiro professor o padre Jose de Anchieta.
Esse movimento religioso perdura por 210 anos com inicio no ano de 1549 a 1759 tendo como base a educação rigida e reservada de acordo com os principios cristã, os jesuitas apos algum tempo no Brasil chegaram à conclusão de não conseguir educar os indios sem ensinar a pratica da leitura e escrita.
Os jesuítas não se limitaram em sua educação além de cursos elementares como os cursos de primeiras letras ele adotou também o curso de filosofia letras e teologia que era cursos superiores para