Linha do tempo - ensino das ciências
Modificações educacionais e propostas de reforma no ensino de ciências.
Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional e comum, a ser complementada pelos demais conteúdos curriculares. Project (2061): ensino de ciências desde os primeiros anos de estudo até o curso médio, de modo a promover a “alfabetização científica”.
Movimento de ciências integradas e apoio da
UNESCO – provocação de reações adversas vindas dos defensores das disciplinas tradicionais.
Ditadura Militar (1964)
1950
1990
1970
Diretrizes e Bases da
Educação: Lei 4.024
Ampliação da participação das ciências no currículo escolar.
As implicações sociais da
Ciência incorporam-se às propostas curriculares nos cursos ginasiais da época e, em seguida, nos cursos primários. Aulas práticas no ensino de ciências. 2000
Conceito que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho. As Crises ambientais, o aumento da poluição, a crise energética e a efervescência Social manifestada em movimentos. Acarretaram em transformações nas propostas das disciplinas científicas em todos os níveis de ensino.
“Temas transversais”.
Inep (1999): nas séries iniciais, em ciências os alunos até a 4ª série saem-se bem.
O ensino da ciência contribui para que os estudantes se tornem capazes de exercer a cidadania, em uma sociedade onde novos conteúdos são gerados e atualizados a todo momento. Reestruturação dos currículos, eliminando conteúdos desnecessários e incluindo conteúdos de relevância social que contribuem para a formação integral e crítica dos estudantes .
Sistema solar, 1º, 3º,
4º e 5ºano.
Origem do universo, 2ºano.
Aprendizagens de ciências.
2013
Deve possibilitar a reorganização do conjunto de saberes articulando