Calibração
Ano VI Número 4
Calibração de Sistemas Analíticos
Número e Níveis de Calibradores
1. Definições
Analito ou mensurando
Substância presente na amostra que é determinada por um sistema analítico. Calibração (ou aferição)
Conjunto de operações que estabelecem a relação quantitativa entre a resposta de um sistema analítico e os valores de concentração ou atividade de um analito.
Intervalo operacional
Intervalo de concentrações do analito que pode ser medido diretamente sem diluição adicional ou qualquer outro tratamento prévio da amostra, diferente do que foi definido no procedimento padrão para a determinação.
Medição
Conjunto de operações que tem por objetivo determinar um valor de uma grandeza (VIM - 2.1).
Sistema de Medição ou Sistema analítico
É o conjunto de um ou mais instrumentos de medição e frequentemente outros dispositivos incluindo reagentes, configurados para fornecer valores quantitativos de determinado analito, dentro de um intervalo especificado.
2. Introdução
Para a complementação de um diagnóstico, ou acompanhamento da evolução de uma doença, o médico tem à sua disposição o apoio do laboratório clínico que pode determinar a concentração ou a presença de um grande número de analitos. Os analitos de interesse são identificados ou medidos nas amostras dos pacientes utilizando sistemas analíticos constituídos por reagentes e instrumentos.
Os resultados das análises realizadas no laboratório podem ser qualitativos, semiquantitativos e quantitativos. Esses últimos requerem calibração e são provenientes de métodos analíticos que devem atender aos limites especificados de exatidão para que tenham utilidade médica.
O procedimento de calibração deve ser estabelecido considerando as características de desempenho inerentes a cada sistema de medição. A quantidade e a concentração dos calibradores devem ser definidas visando a obtenção da calibração com o menor custo sem comprometimento da exatidão do resultado.