Calibração
De acordo com o Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (aprovado pela Portaria INMETRO Nº 029/95), calibração “representa o conjunto de operações que estabelece, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou material de referência, e os valores correspondentes às grandezas estabelecidas por padrões”. A referida portaria também esclarece que o resultado da calibração permite estabelecer os valores do objeto de medição, determinar suas correções caso necessário, determinar outras propriedades que se queira obter, além de saber os efeitos de grandezas de influência, já que a calibração afeta direta ou indiretamente a qualidade do produto, processo ou serviço. Neste trabalho buscaremos falar sobre o que calibrar, onde, como e quanto calibrar segundo as Normas que regem a mesma.
I – O QUE É A CALIBRAÇÃO A calibração nada mais é que um conjunto de normas/operações que visam medir um dado objeto estabelecendo critérios de qualidade/manuseio para calibrá-lo da maneira correta. Uma das normas, a ABNT NBR ISO/IEC 17025 estabelece que deverá ser calibrado todo equipamento utilizado em ensaios e/ou calibrações (incluindo equipamentos de medições auxiliares, p.ex. de condições ambientais), e que tenha efeito significativo sobre a exatidão ou validade do resultado do ensaio.
Outra norma, a ABNT NBR ISO 9001:2000 (item7.6) orienta sobre o emprego da Norma ABNT NBR ISO/IEC 10012 como recomendação no controle de dispositivos de medição e monitoramento. Por sua vez, esta última norma recomenda que o esforço dedicado no controle do processo de medição tenha comprometimento com a qualidade do produto final da organização, procurando ser essa um alvo a ser atingido. A