Calibração
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA
VILA VELHA
OUTUBRO – 2012
1 – INTRODUÇÃO
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. A calibração é apenas um dos aspectos que o usuário deve observar, ou seja, ela é o resultado de uma série de fatores que vai confirmar a confiabilidade do instrumento e, em consequência, a qualidade da medida na inspeção do produto. Em laboratório de Química, é comum a busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos.
Ao realizar trabalhos que exigem alta precisão, pode ser necessário o uso da calibração de material volumétrico, onde, determina-se, através da calibração, o volume da massa de água, ou de qualquer outra solução, contido ou liberado do material volumétrico de interesse à temperatura conhecida. E deve ser realizada no mínimo duas vezes para que o erro entre as duas possa ser calculado, onde se espera que este seja, sempre, inferior a 1%.
Nesse aspecto, a calibração de equipamentos volumétricos se torna uma etapa imprescindível na medição da quantidade real de volume que está contido ou é transferido por um dado instrumento.
Referência Bibliográfica:
Lira, Francisco Adval de; Metrologia na Indústria, 8ª Ed., Editora Érica Ltda.: São Paulo, 2009.
2 – OBJETIVOS
Calibrar uma pipeta volumétrica de 10 mL
Aprender como manusear, adequadamente, uma vidraria.
Calibrar uma pipeta graduada de 10 mL
Aprender a aferir soluções nas vidrarias usadas.
Calibrar uma proveta de 10 mL
3 – MATERIAIS E MÉTODOS
Para obter valores distintos da mesma vidraria a ser