Aplicação do QFD no setor de ônibus executivos
A crescente demanda pela qualidade fez com que as grandes empresas recorressem às ferramentas da qualidade a fim de obter melhorias tanto no processo quanto nas vendas. Tais ferramentas tem a finalidade de mensurar, definir, analisar, quantificar, e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho nos processos de produção.
No presente trabalho, a ferramenta da qualidade utilizada foi o QFD – desdobramento da função qualidade – uma metodologia que tem como principal objetivo identificar as necessidades dos clientes frente aos produtos e serviços, conhecendo-se assim os desejos dos clientes e os compreendendo-os em todos os setores da empresa. Em um viés empresarial, o objetivo é maximizar o valor do produto, aumentando a satisfação do cliente a um preço razoável de mercado.
Apesar de ser mais conhecido como uma ferramenta da qualidade, o QFD caracteriza-se por ir além desse conceito, trata-se de uma ferramenta de planejamento para o desenvolvimento de produto, contribuindo ainda para a garantia da qualidade.
Pode-se listar inúmeros benefícios com a implementação do QFD, sendo alguns deles:
• Aumento do valor agregado de produtos e serviços
• Redução nos custos de projeto e manufatura em até 50%
• Redução no tempo de desenvolvimento do produto de até 30%
• Maior compreensão da necessidade/desejo do cliente
• Maior organização interdepartamental
Neste trabalho, a ferramenta QFD foi utilizada a fim de atrair novos clientes para a compra de ônibus executivos modelo 500 RSD produzidos pela Mercedes-Benz. A partir da implementação da ferramenta QFD foi possível definir e analisar as necessidades dos clientes que procuram por esse tipo de ônibus, e a partir disso, traçar soluções convenientes tanto para a satisfação dos clientes como para as ambições da empresa.
2. Método da Pesquisa Com a definição do objetivo principal do trabalho, estudou-se uma forma mais adequada para coletar dados referentes às preferências dos