Sociologia Económica - Transnacionais e Multinacionais
Organizações Multinacionais e Organizações Transnacionais
Palavras-chave:
• Organizações Multinacionais
• Organizações Transnacionais
• Globalização
• Fundo Monetário Internacional
• Sonae
Enquadramento:
O fim da Segunda Guerra Mundial marca uma acentuada aceleração na internacionalização das empresas e na criação de multinacionais.
Com a globalização criou-se uma interdependência económica mundial que trouxe consequências, por exemplo, a nível da concorrência entre empresas e países e da deslocalização de unidades produtivas para países com mão-de-obra qualificada e custos de produção mais baixos.
A literatura indica que numa fase inicial, quando se deu o aparecimento de multinacionais, estas não se preocupavam em adaptar-se à cultura do país de acolhimento ou com o seu modo de funcionamento. A multinacional monocultural dos anos 50 e 60, com forma estreita de pensar e o seu modo de funcionamento fraccionado tem vindo gradualmente a evoluir para a transnacional multicultural, a partir da década de 70/80, em que o papel da sede passa a ser de coordenação e difusão de boas práticas e as subsidiarias são encorajadas a trabalhar em rede. É este modelo que hoje predomina.
Diferenças:
ORGANIZAÇÕES MULTINACIONAIS
ORGANIZAÇÕES TRANSNACIONAIS
Empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem sede num país e actuação em diversos países. Empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem sede em Portugal e actuam em diversos países.
Fundo Monetário Internacional
cooperação monetária global, para assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento económico sustentável, além de reduzir a pobreza
- actua em 187 países
- é composto por 24 estados membros
Sonae
criar valor económico e social a longo prazo
- actua em 66 países e em diversos sectores do mercado
- emprega