Energias alternativas
Dá-se, portanto, o nome de energia fotovoltaica ao tipo de eletricidade (energia eléctrica) que se obtém diretamente dos raios do sol graças à foto-detecção quântica de um dispositivo. A energia fotovoltaica permite produzir eletricidade para redes de distribuição, abastecer casas isoladas e alimentar todo o tipo de aparelhos.
Estes dispositivos recebem o nome de células fotovoltaicas quando apresentam uma lâmina metálica semicondutora, ou de camada fina se tiverem metais situados sobre um substrato. As células fotovoltaicas podem dividir-se em monocristalinas (com um único cristal de silício), policristalinas (compostas por múltiplas partículas cristalizadas) ou amorfas (se o silício não se tiver cristalizado).
A união de várias destas células designa-se módulo fotovoltaico. Estes módulos proporcionam corrente eléctrica contínua, a qual pode ser transformada em corrente alternada através de um aparelho chamado inversor. Deste modo, a corrente eléctrica produzida pelos módulos fotovoltaicos pode ser injetada na rede eléctrica.
O principal fabricante de painéis fotovoltaicos no mundo é o Japão, seguindo-se a Alemanha. É importante destacar que o crescimento das instalações fotovoltaicas está limitado pela carência de matéria-prima (silício de qualidade) nos mercados, embora a situação tenda a reverter-se. A tecnologia fotovoltaica é uma tecnologia que converte a radiação solar diretamente em eletricidade. O método mais conhecido para produzir energia solar é através das células solares. As células fotovoltaicas necessitam de ser protegidas do meio ambiente e estão normalmente inseridas entre