Linha Do Tempo Do Ensino De Arte No Brasil 1 Aula 27 10
ANA LÚCIA SILVÉRIO
INTRODUÇÃO
Já no século IV antes de Cristo, Platão ensinava a seus discípulos que a arte é a melhor ferramenta para se educar uma criança. Dizia o filósofo que, até os 7 anos de idade, nossa mente deve ser ocupada com ideais de amor, harmonia e beleza. Mas como reunir esses elementos, em uma forma lúdica e acessível, dentro de um mesmo sistema pedagógico? Para o filósofo, isso só pode ser feito através da arte.
Dessa forma essa disciplina tem por objetivos: compreender e refletir a respeito do papel das linguagens expressivas na educação; compreender a importância da arte para o desenvolvimento da criança; conhecer a organização dos conteúdos básicos para o Ensino Fundamental; valorizar as principais formas de manifestações expressivas como recurso para o desenvolvimento da capacidade criadora da criança; criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas adequadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos em relação às artes visuais, a dança, a música e o teatro.
ARTE: CONCEITOS E CORRENTES
Arte é uma palavra que provem do latim “ars” e que significa habilidade. Ela é muito antiga e possui muitos significados dependendo da época e da cultura em causa. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a pintura, a escultura, a música, o cinema e a dança.
A arte nasceu na Pré-História, quando o Homem primitivo decidiu fazer uns desenhos com sangue de animais, nas cavernas onde vivia, sendo