COMPORTAMENTO ANIMAL
Padrão Fixo de Ação – P.F.A. (Comportamento inato ou instintivo)
1. Características Básicas:
Característica filogenética que passa de geração em geração, podendo sofrer ação da seleção natural.
-Não é aprendido
-Resposta pré-formada ou pré-programada
-Comportamento herdado através da ontogenia do individuo, via interação entre gens e ambiente
-Produto da historia evolutiva da espécie
- Caracter diagnóstico (comportamento comum de espécie, classe, etc.)
-Podemos dizer que é um comportamento altamente resistente à alterações
2. Definição:
É um comportamento que já é funcional r adaptativo quando executado pela primeira vez, sem que o animal tenha tido qualquer experiência previa.
Ex. 1. Ato do bebê mamar (sugar o leite) – não foi ensinado pela mãe. Extremamente adaptativo, garante a sobrevivência. Ex. 2. Comportamento de piar, miar, latir. Ex. 3. Comportamento de apreensão dos bebês (fechar as mão e pés segurando algo) – resquício da ancestralidade comum com outros primatas; desenvolvimento ontogenetico – com o tempo ele vai perdendo essa capacidade de “segurar”.
COMPORTAMENTO REFLEXO: postura ou movimento que são evocados por estímulos sensoriais específicos. Ex. 4. Ato de coçar
COMPORTAMENTO ESTERIOTIPADO: Comportamento anormal, repetitivo; ocorre em lugares não naturais, na vida natural não ocorre.
Ex. “Pacing” em felinos em ambiente não natural.
3. Valor Adaptativo do P.F.A.:
Para exemplificar as adaptações e explica-las, o melhor grupo usado como modelo são os artrópodes, pois possuem um ciclo de vida curto e apresentam comportamentos complexos. Ex. 1. Vespa-Cavadora Família Sphecidal Fêmea emerge de uma pupa enterrada, já quando a mãe morreu. Não há contato de gerações. A fêmea já esta sexualmente madura quando emerge. O macho fica nas imediações do ninho esperando a fêmea emergir. Há o acasalamento, tudo isso vai dando subsídios para os próximos passos. Agora a fêmea precisa procurar um lugar para colocar os