Linha de produtos
A extensão da linha de produtos tem como objetivo a busca por uma maior participação e uma rápido crescimento. Um dos objetivos pode ser a criação uma linha que induza o up-selling (venda de produtos superiores), outro objetivo é a criação de uma linha de produtos que proteja a empresa contra os altos e baixos da economia e ainda a criação de uma linha de produtos que facilite o cross-setting (venda cruzada):
A vantagem de extensão de linha pode revigorar a linha de produtos, trazendo-o de volta para a sensibilização do público, atraindo novos clientes e maiores lucros. O excesso de capacidade produtiva pressiona o gerente de linha a desenvolver novos itens. Extensões de linha permitem que as empresas promovam novos produtos com custos reduzidos promocionais porque as novas linhas terão como parte de um nome já estabelecido.
A força de vendas e os canais de distribuição também pressionam a empresa a adotar uma linha de produtos mais completa, afim de satisfazer seus clientes. Mas a adição de itens aumenta diversos custos: design e engenharia, armazenagem, mudança no processo de fabricação, processamento de pedidos, transporte e promoção. Assim, mais cedo ou mais tarde, a alta gerência pode interromper o desenvolvimento devido à insuficiência de recursos ou de capacidade de manufatura. Um padrão de crescimento de linha de produtos seguido por uma forte retração pode se repetir muitas vezes. Cada vez mais, os consumidores se cansam de linhas de produto densas, marcas excessivamente expandidas e produtos carregados de atributos.
A empresa tem que cuidar com a extensão de uma nova linha pois o nome da empresa pode tornar-se manchada se o produto apresentar uma falha. Os consumidores podem se sentir menos inclinados a apoiar novos produtos da empresa no futuro. Extensões também podem causar intra-firma