Linhas de créditos para um novo produto
Aliandeson Piva Santana¹; Andréa Christina Thoma²; Bruno Yukiharu Ichikawa¹; Carlos André Peixoto Lira¹; Hellen Thainara Gama¹; Vanessa Cristina Mendes de Almeida¹.
¹ UNITINS – Fundação Universidade do Tocantins – Acadêmicos de Engenharia Agronômica. 108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas - Tocantins, aliandeson@hotmail.com
RESUMO
As indústrias de biodiesel vêm cada vez mais se popularizando no Brasil e isso não é diferente para o estado do Tocantins, onde se tem duas indústrias, Biotins e Ecodisel. A Biotins compra 10% do pinhão manso e o restante dos 90% é do óleo da soja o qual é comprada direto da esmagadora. A indústria tinha capacidade de produzir 27 m³/dia de biodiesel e posteriormente teve um aumento de 81 m³/dia autorizado pela ANP. A Ecodiesel tem uma maior produção chegando a 120 mil m³ anuais. Esta se compromete a prestar assistências técnica aos agricultores familiares e organizar uma cadeia produtiva, pois necessita de 15 % de matéria-prima vinda de pequenos agricultores para que consiga o selo social. Os programas de financiamentos como o PRONAF e BNDES junto com o selo social de bicombustível, fazem uma inclusão social dos pequenos produtores para que produza matéria-prima para extração de óleo destinada à produção de biodiesel o qual gera emprego e renda.
PALAVRA - CHAVE: oleaginosas, biodiesel, linha de credito.
INTRODUÇÃO
A produção de bicombustível tem no mínimo duas finalidades principais, ajudar a reduzir a emissão de poluentes e substituir o petróleo para o aumento de sua vida útil o qual este é um combustível biodegradável produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, que em vez de retirar o carbono que esta no fundo da terra, só emitira na atmosfera o carbono que a planta absorveu durante a sua vida, tornando-se um ciclo.
A produção do biodiesel é obtida por diferentes processos, como craqueamento e esterificação, podendo