Gerência de linhas de produtos e marcas
Fabiano Brancher
Prof. Tania Maria Radaelli
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0089)
Tecnólogo em Gestão de Processos Gerenciais
23/11/2011
RESUMO
Este paper tem por objetivo a observação, discussão e a analise entre gerência de linhas de produtos e marcas, seus benefícios e as etapas que envolvem seu trabalho, bem como gerenciar a divulgação de linhas de produtos e marcas, sua distribuição e por fim sua comercialização.
O desenvolvimento de novos produtos e marcas é o resultado de uma integração de conhecimentos e que tem sido estudada amplamente, empenhando-se sobre muitos aspectos que poderão ser analisados.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Gerenciamento. Comercialização.
1 INTRODUÇÃO
Na maior parte das organizações, a decisão do produto ou de uma marca não é tomada de forma isolada, porque as empresas oferecem um leque de produtos. Para melhor apreciar a decisão do produto, primeiro definiremos alguns termos relativos a ele. Desenvolver um produto ou marca implica na definição dos benefícios que ele irá oferecer.
Esses benefícios são comunicados e fornecidos por seus atributos, como qualidade, características, design e preço. As decisões sobre esses atributos afetam muito as reações do consumidor. Uma linha de produtos é um grupo de produtos relacionados que satisfazem uma classe de necessidade, podem ser usados em conjunto, vendidos para o mesmo grupo de clientes, até mesmo distribuídos pelo mesmo tipo de revendas ou então dentro da mesma faixa de preço. Um produto pode ser oferecido com várias características.
O modelo inicial, sem acessórios, é o ponto de partida; na sequencia, a empresa cria um modelo de alto nível, com mais dispositivos, um carro, por exemplo, o qual será a ferramenta competitiva para diferenciar aquele produto de um produto concorrente. Ser o primeiro fabricante a acrescentar um novo detalhe,