Direitos humanos e o serviço social
CSE – CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO
Departamento de Serviço Social
Disciplina: Ética
DIREITOS HUMANOS E O SERVIÇO SOCIAL
Florianópolis, 15 de junho de 2012.
3º SEMESTRE ANO 2012
Introdução
O Serviço Social é norteado pelos Direitos Humanos e uma das implementações feitas no Código de Ética de 1993, foi à incorporação dos onze princípios fundamentais. O objetivo do grupo com esse seminário é elaborar uma discussão sobre o segundo principio deste código enunciado como: Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. Mas compreendemos que os demais princípios do código estão diretamente interligados, e trabalham em uma lógica de garantir a efetividade de um projeto amplamente comprometido com a construção de uma nova ordem societária.
“A direção social do projeto ético-político profissional supõe o amadurecimento teórico-crítico em relação aos limites da luta pelos direitos humanos, a partir de sua possibilidade real na sociedade em que vivemos, tendo-a como uma ferramenta estratégica complementar na construção de uma nova ordem”. (CFESS, 2005/2008)
Os direitos humanos assim como os direitos sociais, acabam ficando em segundo plano, visto que os direitos políticos e civis viabilizam a sociedade burguesa, pois vivemos em uma sociedade onde o direito a propriedade só é concedido a uma pequena parcela da humanidade, o que contraria a lógica da universalidade e justiça social, prevista pela declaração dos direitos humanos.
As lutas pela garantia dos direitos humanos são construções históricas e se constituem de diversos avanços, no que concerne a mentalidade da sociedade apesar de encontrarem barreiras nesse pensamento que muitas vezes parecem intransponíveis.
Trabalharemos neste seminário, a constituição histórica dos direitos humanos, em conjunto com o Código de Ética e o papel do Serviço Social na garantia destes direitos.
Direitos Humanos na modernidade
A história dos