Serviço Social e os Direitos Humanos: uma nova visão da realidade social
Marjorie Grazielle Souza MarinsI
Kelma Luzia Nunes OtavianoII
Resumo
O referente artigo traz reflexões sobre a relação do Serviço Social com os Direitos Humanos, fazendo uma abordagem sobre os caminhos que a categoria profissional percorre para uma atuação qualificada. Buscamos esclarecer as principais temáticas que envolvem a prática profissional acerca das expressões da questão social, frisando contribuir para a discussão de alguns desafios referente à temática dos Direitos Humanos na profissão.
Palavras- Chave
Serviço Social; Direitos Humanos; Questão Social; Prática Profissional.
Introdução
O artigo enfoca um debate necessário sobre a atuação do Assistente Social articulado aos Direitos Humanos. O Serviço Social tem em seus valores e diretrizes um compromisso com a classe trabalhadora, através de políticas que legitimem os direitos garantidos na CF/88. É fundamental para a categoria engajar políticas e debates que possam fortalecer o fazer profissional, que se encontra na contemporaneidade limitado por causa do sistema capitalista.
No primeiro tópico objetivamos os desafios que a categoria profissional se depara em seu fazer profissional, visando à integração dos direitos humanos. Nesse tópico recorremos à qualificação do Assistente Social, que busca um embasamento teórico para enfrentar as expressões da questão social de forma crítica, a qual não se submeta as armadilhas impostas em sua atuação sendo elas, o burocratismo, o tecnicismo e o politicismo.
No segundo tópico achamos relevante indagar sobre o compromisso Ético Político com a Classe Trabalhadora, que o Serviço Social apoiou em toda sua trajetória, efetivando os direitos que foram conquistados através de lutas e reivindicações. Ressaltamos os valores que estão impostos na sociedade e que são fundamentais para o entendimento do ser humano como ser social, a partir disso fizemos breves discussões que expressão a