Auditoria tecnologica
Com o mercado cada vez mais competitivo, a inovação tecnológica passa a ser indispensável para que as empresas permaneçam e cresçam no mercado. Além de envolver riscos e custos, a inovação tecnológica envolve o processo de gerar idéias até o lançamento de um novo produto. Por isso, requer segurança nas atividades da empresa, bem como investimento em recursos tecnológicos.
Com isso, é necessário fazer um levantamento da capacidade tecnológica da organização, a identificação de novas oportunidades e assegurar tecnologias avançadas para o processo de inovação. Isto é analisado a partir de uma ferramenta importante que é a Auditoria Tecnológica.
Este presente projeto, apresenta a Auditoria Tecnológica feita na empresa Distrimix LTDA. Trata-se de uma empresa de médio porte, no ramo de distribuição de bebidas, localizada em Recife-PE e que abrange todo o estado de Pernambuco.
A auditoria tem por objetivo identificar o ambiente da empresa, bem como se a empresa possui investimento em P&D e além disso verificar os pontos fortes e francos em relação a inovação tecnologica.
Desenvolvimento
A auditoria foi realizada através que um questionário com perguntas relacionadas desde a quantidade de funcionários e o faturamento da empresa, até a gestão de inovação e quais investimentos são destinados para tal.
O relatório segue em anexo e através da auditoria feita na Distrimix Ltda, pôde-se observar que a empresa cresceu moderadamente nos últimos três anos em relação a número de funcionários e faturamento. No entanto, apesar desse crescimento a empresa investe pouco no que diz respeito à ampliação predial, controle de qualidade do produto, bem como em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Isto foi justificado por problemas como manutenção, aplicação de tecnologia, marketing insuficiente e o alto custo financeiro.
Estes problemas identificados pela auditoria demonstram que futuramente a empresa pode se encontrar estagnada no mercado, pois não investe