Apostila Gestao Qualidade 1 2013 2
Ciências Exatas e Tecnológicas
GESTÃO DA QUALIDADE I
Profa. Karla Faccio
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE I
GESTÃO DA QUALIDADE I
Profa. MSc. Karla Faccio
NOTAS DE AULA
Agosto, 2013
_____________________________________________________________________________________
Página 1
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
Ciências Exatas e Tecnológicas
GESTÃO DA QUALIDADE I
Profa. Karla Faccio
Introdução
CONCEITO DE QUALIDADE
O conceito de qualidade muda com o passar do tempo: portanto, alteram-se os princípios de operação das estruturas e a natureza das ações destinada a viabilizar a opção pela qualidade. Ou seja, o conceito da qualidade apóia-se em dois pilares: componente “espacial” e componente “temporal”.
A definição da palavra qualidade é subjetiva e varia de pessoa para pessoa. Entretanto, quando estamos tratando de sistemas de gestão, qualidade está relacionada a características dos produtos e dos processos de uma organização.
Motivação: concorrência.
Como a empresa entende qualidade? Os colaboradores têm todos o mesmo entendimento? Qualidade é um termo de domínio público (não só de técnicos e especialistas no assunto). Qualidade tem múltiplos conceitos cada um leva a um tipo de ação que a viabiliza.
A qualidade não é avaliada por quem produz, mas sim por quem consome o produto.
Principal e mais reconhecido conceito de qualidade: ADEQUAÇÃO AO USO (Juran;
Gryna, 1991).
O conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores como podemos observar na Figura 1, ou seja, redução de custos, aumento de produtividade e satisfação dos clientes. Em outras palavras, fazer melhor, com menos custo, entregando ao cliente produtos que correspondam a suas expectativas ou as superem. Existe, além disso, uma premissa que norteia tudo o que se tem pensado sobre qualidade: a premissa do relacionamento ético entre todos os elementos