Linguística
EMISSOR
Fatores constitutivos de todo processo linguístico (ato de comunicação verbal):
CONTEXTO EMISSOR MENSAGEM DESTINATÁRIO ................................ CONTATO CÓDIGO
O EMISSOR envia uma MENSAGEM ao DESTINATÁRIO, para ser eficaz, a mensagem requer um CONTEXTO a que se refere, apreensível pelo destinatário, e que (a mensagem) seja verbal e suscetível de verbalização; um CÓDIGO total ou parcialmente comum ao emissor e ao destinatário; e, finalmente, um CONTATO, um canal físico e uma conexão psicológica entre o emissor e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem em comunicação.
A FUNÇÃO EMOTIVA ou “expressiva” é centrada no EMISSOR, visa a uma expressão direta da atitude de quem fala em relação àquilo de que está falando.
Características: Discurso em primeira pessoa; Julgamentos subjetivos; Interjeições com valor emotivo; Entonações características (Oral); Figuras literárias e criações literárias.
EXEMPLOS:
Observe que as mensagens seguintes estão centradas na expressão dos sentimentos, emoções, opiniões do EMISSOR. São frases subjetivas e pessoais. Além disso, o destaque do emissor é reforçado pela presença de verbos e pronomes em 1ª. pessoa. O ponto de exclamação e as interjeições são comuns nesse tipo de função.
Interjeições As interjeições são palavras invariáveis que exprimem estados emocionais, ou mais abrangente: sensações e estados de espírito.
vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não quero uma verdade inventada.“
(Clarice Lispector)
“Não quero ter a terrível limitação de quem
"Eu olho para dentro de mim, e não me importo com o que as pessoas fazem ou dizem eu me preocupo só com as coisas certas." (Bob Marley)
"Não sei como o mundo me julgará, sou como uma criança em uma praia encontrando conchas mais bonitas que as demais crianças, enquanto o grande oceano da verdade permanece misterioso a minha frente." (Sir Isaac