Análise do filme além do peso
2013
ANÁLISE DO FILME MUITO ALÉM DO PESO
Trabalho apresentado à disciplina de Saúde da criança do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário UNINOVAFAPI, como requisito avaliativo nesta disciplina.
Teresina (PI) 1. INTRODUÇÃO
O Filme que tem por titulo “Muito além do peso”, lançado em 2012 trata da obesidade infantil e suas complicações, além de mostrar a influência do marketing na alimentação das crianças enfatiza também a composição dos alimentos industrializados. Portanto dentre as complicações da obesidade iremos focar a Diabetes Mellitus tipo 1, ou insulino-dependente, por se tratar de uma patologia que acomete as crianças e adolescente.
A diabetes mellitus é a doença do sistema endócrino mais frequente na infância e adolescência e é caracterizada por hiperglicemia crônica (aumento do açúcar no sangue). Esta hiperglicemia resulta de uma deficiência na secreção de insulina, de uma alteração na sua ação ou, ainda, de ambas, resultando num metabolismo anormal dos hidratos de carbono, das gorduras e das proteínas. Dependendo da causa subjacente, esta doença é dividida respectivamente em 2 grupos principais: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. A primeira, que é a mais frequente na infância, é causada por uma destruição pelo próprio sistema imune das células secretoras de insulina, sendo também chamada insulino-dependente por a sobrevivência de a criança depender de insulina exógena; a segunda, conhecida como diabetes não insulino-dependente, é a forma mais frequente no adulto, podendo também surgir na infância e adolescência, sobretudo se existir obesidade e sedentarismo.
Apesar de as pessoas a quem surge a diabetes mellitus tipo 1 não terem outro familiar próximo com a doença, em cerca de 80% dos casos existe algum componente hereditário na origem desta. Existe um aumento do risco de aparecimento da diabetes mellitus tipo 1 de 0,4% para 4 a 6% quando um dos pais ou irmão tem a doença. Este risco será ainda