Linguística
O estudioso concebe a língua como um sistema supra - individual utilizado como meio de comunicação entre membros de uma comunidade.
2 - Quais as características/ princípios do signo linguístico, segundo Sausssure? Explique.
O signo é a unidade constituinte do sistema linguístico, resultado da associação do significante e do significado. O significante consiste numa sequência de fonemas, também chamado de imagem acústica. O significado, também chamado de conceito representa o sentido que é atribuído ao significante.
3 - Explique o motivo que se apoia Saussure para afirmar que as onomatopeias são arbitrárias.
De acordo com Saussure, elas "não apenas são pouco numerosas, mas sua escolha é em certa medida, arbitrária, pois não passam da imitação aproximativa e já meio convencional de certos ruídos". Pode-se dizer que a arbitrariedade é limitada por associações e motivações. Assim as onomatopeias ao serem inseridas na língua elas se "engrenam" na evolução fonética, morfológica etc.
4 - Para Saussure, o signo é mutável, imutável ou ambos? Explique.
De acordo com Saussure o signo linguístico é mutável e imutável "com relação a ideia que representa, o significante aparece como escolhido livremente, em compensação, com relação à comunidade linguística que o emprega, não é livre: é imposto" (p.85).
Assim "a língua já não é mais livre, porque o tempo permitirá que as sociais forças sociais que atuem sobre ela desenvolver seus efeitos, e chega-se assim ao principio de continuidade que anula a liberdade" (p.93).
5 - Estabeleça a diferença entre a Linguística estática (sincrônica) e a Linguística evolutiva (diacrônica).
A linguística sincrônica se ocupara das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistemas, tais como são percebidos pela consciência coletiva.
A linguística diacrônica estudará ao contrário, as relações que unem termos sucessivos não