Linguística Aplicada Letramento
A Linguística aplicada pode ser vista de várias maneiras em relação à teoria linguística. Alguns consideram a linguística aplicada, uma prática da teoria linguística. Enquanto outros, define-a por si própria, uma disciplina que teve sua base direto da teoria linguística, mas que é autônoma. A linguística aplicada faz sua aplicação de estudo diretamente com a prática do uso da linguagem, enquanto a teoria linguística visa a prática teórica.
A L.A tem como característica, refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua. Pois esse processo, busca ao mesmo tempo, uma espécie de conscientização sobre cada campo estudado. Desse modo, fazem com que as pessoas busquem sempre uma maneira diferente de observar cada estudo no mundo.
Durante o campo de pesquisa, o pesquisador deve vivenciar o que está sendo estudado, não deixando de lado a sua formação que é muito importante. Todo pesquisador de L.A, deve ter preocupação em criar métodos e possibilidades de mudanças sociais, culturais e políticas, e também não devem se acomodar com as pesquisas já realizadas por outros pesquisadores.
Letramento
Na questão do letramento é preciso entender que devemos refletir sobre os processos sociais de aprendizagem da língua escrita. Toda leitura é válida quando se fala em letramento para produção de textos. Já a leitura dentro da sala de aula, é mais voltada para a capacidade individual de cada um, para realização de atividades escolares e para adquirir mais conhecimentos. Dentro da escola, onde priorizamos o uso da leitura e linguagem escrita, temos que entender que esses dois fatores se unem, fazendo com que o aluno adquira habilidades para uma boa leitura e escrita. È muito importante conhecer vários gêneros do discurso para poder elaborar um texto coerente e coeso, pois nele também está inserido um vocabulário mais especificado, dependendo do gênero do discurso.
Atualmente a definição mais difundida é a apresentada por Magda Soares: "Letramento é o