linguistica
Profº Marcelo Mosca
Acadêmico : Simião Gomes
A partir das considerações de E. Benveniste no texto “Comunicação Animal e Linguagem Humana” (Problemas de Lingüística Geral l –cap.05) descreva de maneira sucinta , como se dá o processo de comunicação entre as abelhas .
R: As abelhas existem duas danças diferentes de comunicação ,um para descrever o achado e a outra para demonstra a distância ,círculos para direita e para esquerda .
“significação “constante e o movimento das abelhas ,além disso a situação e a função são as de uma linguagem ,no sentido de que o sistema é valido no interior de uma comunidade e de que cada membro dessa comunidade tem aptidões para empregá-lo ou compreendê-lo nos mesmos termos
As abelhas não tem um aparelho vocal ,com isso não tem voz e sim gestos ,assim existe uma percepção visual ,elas não conhecem o diálogo ,apenas reproduz os movimentos (danças) ,então as abelhas não tem morfemas ,não tem elementos identificados e distintos .
02.O que torna para Benveniste separar a comunicação animal da linguagem humana
R: Para Benveniste a primeira ,esta em que a mensagem consiste inteiramente na dança.Enquanto a linguagem humana não tem limitação .
As abelhas não provoca nenhuma resposta do ambiente ,quer dizer a ação não tem uma reação,o emissor transmite a mensagem ao receptor ,só que o receptor não emite a mensagem novamente ,não existe a comunicação de dialogo.
O ser humano emite a mensagem para o receptor e com isso existe uma troca de comunicação . Linguagem humana e ilimitada dos conteúdos objetiva e a forma lingüística ,o ultimo caráter da comunicação das abelhas opõe fortemente as línguas humanas ,através dos morfemas .
A linguagem humana caracteriza-se ,o enunciado se se reduz ,os elementos que se deixam combinar livremente ,segundo regras definidas ,de modo que um numero bastante reduzido de morfemas permite considerável de condições ,onde nasce a variedade da linguagem