Linguistica
1- O que é semiótica?
R: Ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significações.
2- Quem foi Charles Sanders Peirce?
R: Foi um filósofo, cientista e matemático americano. Charles Sanders Pierce foi o fundador do Paragmátismo e da ciência dos signos, a semiose.
3- Quando o termo ‘’Semiótica’’ começou a ser utilizado?
R: Foi usada pela primeira vez em Inglês por Henry Stubbes (1670), em um sentido muito preciso, para indicar o ramo da ciência médica dedicado as estudo da interpretação de sinais.
4- O que são sistemas sígnicos?
R: O mesmo que sistema de significação, são exemplos as artes visuais, músicas, fotográfia, cinema, culinária, vestuário, gestos, religião, ciências, etc.
5- Qual é a origem da semiótica?
R: Tem em sua origem na mesma época que a filosofia e disciplinas afeitas.
6- Qual é a diferença entre semiótica moderna, do século XX e semiótica medieval?
R: A semiótica medieval desenvolveu-se no âmbito da teologia e do trívio das artes liberais (gramática, retórica e dialética). O período moderno (século XX) é inaugurado por Edmund Husserl com a sua teoria fenomenológica dos signos e significados.
7- Quais são as três propriedades da semiótica?
R: Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza, do conceito ou da ideia.
8- Explique primeiridade, secundidade e terceiridade?
R: Primeiridade é a categoria que dá à experiência sua qualidade ‘’distintiva’’, seu frescor, originalidade irrepetível e liberdade. Secundidade é aquilo que dá à experiência seu caráter ‘’factual’’, de luta e conforto. Terceiridade corresponde à camada de ‘’inteligibilidade’’, ou pensamentos em signos, através da qual representamos e interpretamos o mundo.