linguistica no brasil
Damon Salvatore
Estefan Salvatore
Linguística no Brasil
2014
Dissertação apresentada ao Programa de Graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, como exigência parcial para a obtenção de aprovação no Curso de História das Ideias Linguísticas.
2014
RESUMO
Esta pesquisa faz parte do conteúdo programático inserido na linha Curso de História das Ideias Linguísticas e buscou apresentar a trajetória evolutiva obtida pela Linguística no Brasil, do seu início no currículo de Letras à implantação de cursos de Pós-Graduação em Linguística, no período de 1961 até os dias atuais. Procurou explicar como se deram os desdobramentos das problemáticas ocorridas nos anos de 1961 e por volta dos anos 70. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza documental, tendo como principais elementos para a evolução da Linguística no Brasil, seus pioneiros, que, na época, influenciaram de maneira notável para a consolidação, inovação, pesquisa e progresso. Tendo citado teóricos, como: José de Anchieta, Celso Cunha, Antônio Houaiss, Ernesto Carneiro, Eduardo Carlos Pereira, Mattoso Câmara, Serafim da Silva Neto e Said Ali, que, conforme suas atividades, também organizaram cursos intensivos para a qualificação de professores de Linguística. Percebe-se que apesar dos muitos obstáculos encontrados pela Linguística brasileira, não houve declínio durante sua formação, apenas avanços.
Palavras-chave: Linguística no Brasil. Obstáculos. Evolução. Teóricos.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
2. LINGUÍSTICA NO BRASIL E PÓS-GRADUAÇÃO............................................04
3. PIONEIROS: TENDÊNCIA TEÓRICA E SUAS OBRAS...................................06
3.1. ANTÔNIO HOUAISS................................................................................................06
3.2. CELSO